Dicas

Limpando Acrílicos

Hoje em dia, são cada vez mais comuns os objetos que encontramos feitos de acrílico. Temos, à nossa disposição, desde simples enfeites a mobília mais sofisticada.

Limpezas em Acrílicos

Mas também com este material devemos ter algum cuidado na sua limpeza e manutenção. Nunca deverão ser utilizadas esponjas que sejam abrasivas e muito menos palha-de-aço. O melhor será mesmo usar um pano limpo e macio, molhado em água limpa, com sabão ou, então, um detergente, desde que seja neutro. Depois de limpar, o objeto deverá ser enxaguado e o excesso de água retirado. Aqui, sim, deverá passar-se com um pano seco, macio e limpo e o melhor será mesmo deixar secar ao ar.

Limpezas em Acrílicos

Tirar riscos em Acrílicos

Com ou sem crianças, é normal que passado um tempo, os objetos e mobílias tenham pequenos riscos, fiquem encardidos ou mesmo aparecem manchas superficiais. Estas “marcas do tempo” poderão ser removidas aplicando os típicos polidores de metais. Mas nunca se esqueça de que não poderá usar esponjas, mas antes panos macios para não danificar o material. É muito simples, pois basta esfregar a área afetada e esfregar até que o defeito esteja removido. Depois com um outro pano limpo bastará remover o eventual excesso do produto.

Para quem não sabe, o acrílico cristaliza quando em contacto com solventes como o álcool ou acetona e outros ácidos, pelo que este tipo de produtos ou produtos com estes materiais, nunca deverão ser utilizados para limpar ou manter qualquer tipo de acrílico.

Como encerar e polir Acrílicos

Mas não bastará limpar de forma a manter o acrílico em condições. Qualquer objeto deste material deverá ser encerado, pelo menos uma vez por mês… Com o quê? Muito simples, com cera de polir carro. Isto porque a cera vem proteger o acrílico dos raios solares e da própria poluição. Apenas deverá recordar que depois da cera secar, deverá ser passado um pano limpo até que esta fique totalmente removida e o brilho recuperado.

De facto, o acrílico é um material de durabilidade inigualável, mesmo quando exposto ao tempo, pois é garantido que nenhum outro plástico apresenta a mesma resistência que o acrílico.

Estes métodos de limpeza de acrílicos são do mais prático que encontramos, de baixo custo – o que importa e muito hoje em dia – e fáceis de executar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.